domingo, 11 de janeiro de 2015



"- As palavras afectam a mente de uma maneira muito acentuada. Quer sejam faladas, quer escritas, são poderosas influências. Embora o que tu digas às outras pessoas seja importante, ainda mais importante é o que dizes a ti mesmo.
 - O que digo para os meus botões?
 - Exactamente. Tu és aquilo que pensas durante o dia inteiro. És também o que dizes para ti mesmo o dia inteiro. Se dizes que estás velho e cansado, este mantra manifestar-se-á na tua realidade exterior. Se dizes que estás fraco e sem entusiasmo, também isso será a natureza do teu mundo. Mas se disseres que és saudável, dinâmico e que estás bem vivo, a tua vida transformar-se-´s. As palavras que dizes para ti mesmo afectam a tua auto-imagem e a tua auto-imagem determina as acções que fazes. Por exemplo, se a tua auto-imagem for de uma pessoa sem confiança para fazer seja o que for de valor, só conseguirás agir em consonância com isso. Por outro lado, se a tua auto-imagem for a de um indivíduo radiante e destemido, todos os teus actos corresponderão a esta qualidade. A tua auto-imagem é uma espécie de profecia que se cumpre a si mesma.
 - Em que sentido?
 - Se acreditares que és incapaz de fazer determinada coisa, digamos, por exemplo, de encontrar o parceiro perfeito ou viver uma vida se stresse, as tuas crenças afectarão a tua auto-imagem. Por sua vez, a tua auto-imagem vai impedir-te de dares os passos certos para encontrares o parceiro perfeito ou criar uma vida serena. No fundo, vai sabotar todos os esforços que fizeres nesse sentido.
 - Porque é que funciona assim?
 - É muito simples. A tua auto-imagem é uma espécie de governador. Nunca te deixará agir de uma maneira que seja inconsistente com ela. O segredo é que podes mudar a tua auto-imagem, tal como podes mudar tudo o resto na tua vida, se não estiver a beneficiá-la. 

Sem comentários:

Enviar um comentário