quarta-feira, 28 de janeiro de 2015



"Autodepender significa estabelecer que não sou auto-suficiente nem omnipotente, que conheço a minha vulnerabilidade e que nem sempre consigo obter aquilo que quero; significa saber que sou o único responsável por mim próprio.
Eu sou o director desta orquestra, mesmo sem saber tocar todos os instrumentos.
O facto de não saber tocá-los a todos não significa que deva ceder a batuta.
Eu sou o protagonista da minha própria vida.
Mas atenção: protagonista e não o único actor.
Se assim fosse, o meu filme seria demasiado aborrecido.
Sou o protagonista, o realizador, sou aquele de quem dependem, em última instância, todas as minhas coisas, mas continuo não sendo autossuficiente e, por essa razão, sou incapaz de estruturar uma vida independente.
Poderei necessitar de ajuda a dado momento. Poderá ser que, para transpor algumas portas, necessite sempre de ajuda; mas enquanto for eu quem tem a chave, esteja a porta fechada ou aberta, nunca ficarei preso.
O resultado irremediável de saber quem sou e de não depender de ninguém é o facto de me responsabilizar por mim mesmo e de ser dono da minha vida para sempre.
Para mim, a autodependência é uma questão de saúde mental e poderia ser definida como se segue:
Sei que não me basto a mim próprio para determinadas coisas, porque me reconheço carente e necessitado, mas sou sempre eu quem tem a cargo essas carências e necessidades." - Jorge Bucay 

Sem comentários:

Enviar um comentário