quarta-feira, 11 de março de 2015



"- Apoiar os sonhos dos outros e praticar boas acções para com desconhecidos, fazer coisas boas pelas pessoas, todos os dias, parece uma estratégia muito simples e, no entanto, é uma daquelas coisas que todos nos esquecemos de fazer. Sempre acreditei que uma grande vida se mede, não em décadas, mas em feitos. Mas devo dizer que, de longe, a melhor maneira de mostrar amor inesgotável pelos outros é mostrando um amor inesgotável por nós próprios. Prometo-te que a tua vida mudará para um plano completamente novo, assim que começares a praticar a arte do amor-próprio.
 - Queria mesmo gostar mais de mim. Portanto, estás a dizer que não posso amar outra pessoa, se não me amar verdadeiramente a mim mesmo?
 - O amor-próprio é o combustível que alimente a mudança pessoal e que te ajuda a crescer e a tornar uma pessoa mais solidária.
 - Eu achava que gostava de mim, mas, quanto mais aprofundo essa questão, mais me apercebo de que há muitas partes de mim que tenho vindo a negar. Acho que tenho muita raiva dentro de mim em relação a algumas coisas que me aconteceram ao longo da vida. E só agora começo a aperceber-me delas e como se infiltram em todas as relações que tenho com as outras pessoas, bem como na maneira como vivo comigo mesmo.
 - A maior parte das pessoas tem uma montanha de raiva soterrada que projecta para o mundo, que mancha tudo o que fazem e quem são, enquanto pessoas. Atraímos, inclusivamente, para as nossas vidas, pessoas que exibem a sua própria raiva na sua relação connosco. Portanto, tens de eliminar a raiva que endureceu o teu coração; depois, precisas de enfrentar a tristeza que se seguirá. Em seguida, terás de lidar com o medo e o remorso, que são as próximas camadas que cobrem o teu coração. E só então conseguirás encontrar o perdão necessário para avançares com a tua vida. Sabes que o perdão é uma coisa que fazes por ti próprio, não sabes?
 - A sério?
 - A sério. Todas as tuas dores passadas, que permanecem sem perdão, andam às tuas costas, arrastando-te para o fundo, sempre que tentas avançar pela tua vida fora. Quando fizeres o trabalho interior exigido por essas dores, sentindo a tua raiva e depois vivendo a tua tristeza a caminho do perdão, sentir-te-ás livre desse fardo... de uma vez por todas. Libertas-te de um peso enorme e sentes uma ligeireza nova, e então poderás avançar a fazer incidir a tua luz no mundo. Lembra-te de que não podes avançar para a segunda base com o pé ainda na primeira, e ficar preso nas tuas feridas passadas é o mesmo que ficar preso à primeira base. Continua a ir cada vez mais fundo, e liberta-te do teu passado. Em breve, chegarás à segunda base, depois à terceira. Chegará um dia em que estarás em casa.
 - E a viagem da vida é, no fundo, um regresso a casa.
 - Também adoro o que Mark Twain escreveu: «O perdão é a fragrância que a violeta deixa no calcanhar que a pisa».
Perdoar não é condenar o que alguém te fez no passado. É aceitá-lo e perceber que essa pessoa só te magoou por estar presa ao medo. Se não ages motivado pelo amor por outra pessoa, e pode ser qualquer pessoa, desde a tua mãe a um desconhecido, ages motivado pelo medo. Portanto, quando alguém te magoa, fá-lo por estar com medo." - Robin Sharma

Sem comentários:

Enviar um comentário