quarta-feira, 4 de março de 2015



"Garanto-lhe uma coisa: quando estiver no seu leito de morte, no crepúsculo da sua vida, os seus maiores remorsos não estarão relacionados com todos os riscos que correu. Em vez disso, aquilo que mais contribuirá para encher o seu coração de arrependimento e de tristeza prender-se-á com todos aqueles riscos que não correu, com todas aquelas oportunidades que não agarrou e com todos aqueles receios que não ultrapassou. Lembre-se de que no pólo oposto ao medo está a liberdade. E concentre-se na intemporal máxima de sucesso: «A vida é apenas uma questão de números - quantos mais riscos correr, mais recompensas obterá.» Ou, nas palavras de Sófocles, «A sorte não está do lado dos fracos».
Se quiser aproveitar a sua vida ao máximo, comece a correr mais riscos e a fazer aquilo que receia. Torne-se experiente na arte de estar desconfortável e deixe de percorrer o caminho que oferece menos resistência. É claro que, ao enveredar pelo caminho menos percorrido, haverá uma probabilidade maior de dar um tombo, mas esta é a única forma de chegar seja onde for. Conforme diz sempre a minha sensata mãe: «Não é possível alcançar a terceira base com um pé na segunda.» Ou, tal como André Gide observou: «Uma pessoa não descobre novas terras sem se permitir perder de vista a costa durante muito tempo.» 
O verdadeiro segredo de uma vida de abundância consiste em deixar de passar os dias à procura de segurança e começar a dedicar o seu tempo a perseguir a oportunidade. É certo que terá a sua quota-parte de derrotas se começar a viver de forma mais deliberada e apaixonada. Mas a derrota não passa da aprendizagem da vitória. Ou, como um dia o meu pai observou: «É arriscado andar num trapézio sem rede. Mas é aí que estão todos os frutos.»
A vida é feita de escolhas. As pessoas profundamente realizadas e altamente esclarecidas limitam-se a fazer escolhas mais sensatas do que as outras. Pode escolher passar o resto dos seus dias sentado à beira da vida, em completa segurança, ou opta por correr alguns riscos, mergulhar de cabeça e descobrir as pérolas que aguardam o verdadeiro corajoso." - Robin Sharma 

Sem comentários:

Enviar um comentário