sexta-feira, 27 de março de 2015



"O matemático francês Blaise Pascal escreveu o seguinte: «Todas as desgraças do ser humano provêm da incapacidade de estar sentado numa sala sozinho e em silêncio.» Tornámo-nos peritos em encher a vida de barulho e actividades. Acordamos com o som do rádio aos berros e vestimo-nos enquanto o noticiário televisivo está no ar. Conduzimos até ao local de trabalho enquanto ouvimos as mais recentes actualizações sobre o estado do trânsito e passamos as oito horas seguintes num escritório em actividade efervescente. Quando voltamos para casa, no final do dia, mergulhamos nas actividades do serão, tendo como pano de fundo o ruído da televisão, o som de telefones a tocar e o zunido contínuo de computadores. Pascal tinha razão: a maior parte das nossas desgraças deriva realmente do facto de nos termos esquecido da importância de respeitar um período diário de silêncio. ainda que breve.
Sem capacidade de concentração, não é possível haver uma vida preenchida e completa. Se não tem capacidade necessária para se concentrar numa actividade, seja qual for o período de tempo requerido, nunca será capaz de atingir as suas metas, construir os seus sonhos ou desfrutar do percurso que é a vida. Sem uma mente disciplinada, os pensamentos triviais e as preocupações não o deixarão em paz e nunca será capaz de estar imerso em actividades com mais significado. Sem uma concentração profunda, a mente será o seu amo e não o seu vassalo.
A meditação não é uma prática New Age qualquer reservada a monges que se sentam no cimo de montanhas. Pelo contrário, a meditação é uma técnica muito antiga, desenvolvida por alguns dos maiores sábios do mundo e destinada a conseguir o controlo absoluto da mente, permitindo, assim, que o seu enorme potencial seja aplicado em actividades meritórias. A meditação é um método de treino mental, para que a mente funcione como era suposto funcionar. E ainda falta falar do benefício mais importante: a paz e a tranquilidade sentidas após vinte minutos de meditação diária propagar-se-ão a cada minuto do resto do seu dia. Será mais paciente nos seus relacionamentos, mais sereno no escritório e mais feliz quando estiver sozinho. A meditação torná-lo-á de longe um melhor pai, parceiro de vida, executivo e amigo. Não se pode dar ao luxo de não averiguar a eficácia desta disciplina de treino mental com cinco mil anos de idade." - Robin Sharma

Sem comentários:

Enviar um comentário