sábado, 14 de março de 2015



"- Um erro só é um erro se o repetires. Da primeira vez, é apenas uma bela lição, tu sabes disso. Sê brando para contigo mesmo. Tudo isto que estás a aprender é muito importante e complicado de digerir. Encara os erros do teu passado como meras dádivas que vieram ao teu encontro para que tu possas estar aqui hoje. Todos os problemas com que te confrontaste no passado foram concebidos pelo Universo para te elevar ao nível seguinte da percepção. Obstáculos, lutas e sofrimento, todos eles servem para nos abrir, são-nos enviados para melhorarmos. A dor, por exemplo, é uma dádiva.
 - A dor é uma dádiva?
 - Claro que é. Torna-nos mais profundos e apresenta-nos a quem realmente somos. Os videntes da Antiguidade acreditavam que as pessoas que mais sofriam eram as mais abençoadas.
 - Não vejo porquê.
 - Porque a tristeza leva-nos aos nossos limites.
 - Leva?
 - Sim. Abre-nos para a maravilha que é a vida e que, de outro modo, nos teria passado despercebida. Uma vida sem obstáculos é uma vida vazia. Para sentires plenamente a tua vida, tens de sentir os altos e os baixos. Só então saberás o que significa verdadeiramente estar vivo. A dor não é assim tão má. Aliás, acredito que a dor vem ao nosso encontro para elevar as nossas vidas ao patamar seguinte.
 - Nunca pensei no assunto dessa maneira.
 - E acredito que as pessoas que passam por mais dor e sofrimento estão destinadas a feitos maiores neste planeta. Quanto mais dor existir na vida de uma pessoa, mais os seus olhos se abrirão para a verdade. É que a dor fortalece. A dor conduz à possibilidade. A dor aprofunda-te e revela-te a ti mesmo. A dor provoca o crescimento nos seres humanos. Adoro as palavras de Thomas Carlyle, que disse: «A adversidade é o pó de diamante com que o Céu lapida as suas jóias.» És uma jóia. Todos nós neste planeta, hoje, somos uma jóia, aqui postos com uma finalidade magnificente. Quem me dera que mais pessoas compreendessem esta verdade.
 - Também eu.
 - Tudo o que nos acontece faz parte do esquema supremo do Universo: acrescenta cor, textura e profundidade às nossa vidas. Uma vida fácil é uma vida vazia. E, por isso, não devíamos temer a adversidade e sim abraçá-la. Como disse Aristóteles: «A beleza da alma resplandece quando um homem enfrenta, com dignidade, um pesado obstáculo atrás de outro, não por ser imune a eles, mas por ser um homem de carácter elevado e heróico.»" - Robin Sharma

Sem comentários:

Enviar um comentário