segunda-feira, 16 de março de 2015



"- Vivemos num mundo complexo e todos enfrentamos vidas complexas. Quanto mais passamos do ser para o fazer, mais as nossas vidas adquirem uma complexidade que cria desordem, caos e stresse. Avança sempre no sentido da simplicidade. Pergunta-te constantemente: «Como é que posso simplificar a minha vida?» É uma pergunta extraordinária para te orientares no mundo. Desconfia de tudo o que aparecer na tua vida e a tornar mais complicada: desde uma relação difícil a uma assinatura desnecessária de um jornal. Um dos princípios organizadores em volta dos quais se constrói qualquer vida grandiosa é este: «Simplifica, simplifica, simplifica.» A minha vida é tão simples. E, consequentemente, é tão bela. É agradável e linear, exactamente como eu gosto. Nada de telemóveis. Nada de correspondência não solicitada. Nada de televisão. Simples.
 - Só de ouvir isso já me sinto mais relaxado.
 - Quando trabalhava no mundo da publicidade, tinha literalmente todos os minutos do meu tempo planeados. Planeava todas as horas das reuniões, as horas para trabalhar nos projectos. Planeava as pausas e os telefonemas. Planeava as horas exactas que treinava no ginásio e o tempo que passava com a minha namorada. Até planeava o sono e as refeições, hora a hora.
 - Parece extremamente complexo, até de acordo com os meus padrões.
 - Extremo é a palavra certa. Não tinha tempo para deixar a vida correr.
 - Deixar a vida correr?
 - Sim, viver com a percepção do momento presente. Viver com todas as células dentro de ti concentradas no momento que estás a viver. Enfim, não tem nada de mal planeares as tuas semanas, não me interpretes mal, mas não deixes que a tua agenda te domine. É tudo uma questão de equilíbrio, não é?
 - Como tudo na vida.
 - Exacto. Portanto, arranja tempo, montes de tempo, para desfrutares dos momentos preciosos da tua vida. Arranja tempo para os simples prazeres do mundo, porque duram mais do que os prazeres dispendiosos. Não corras freneticamente atrás dos grandes prazeres, esquecendo-te dos mais pequenos. Não lutes desenfreadamente, esquecendo-te, pura e simplesmente, de viver. Lá no fundo, acredito que a maior parte das pessoas não tem realmente medo da morte.
 - Achas que não?
 - Acho. Penso que a maior parte das pessoas tem medo é de não ter vivido em pleno." - Robin Sharma

Sem comentários:

Enviar um comentário