segunda-feira, 6 de abril de 2015



"O principal era afastar-me fisicamente de pessoas que desperdiçavam o meu tempo com trivialidades. «Considero que a mente pode ser sistematicamente profanada pelo hábito de atribuir importância a coisas triviais», escreveu Thoreau no seu ensaio «Life Without Principle», «de tal modo que todos os nossos pensamentos podem ser eivados de trivialidade».
Ao afastar-me, eu queria frustrar os perseguidores e os importunos, ser inacessível e não viver às ordens dos que enviavam emails, faziam telefonemas e diziam «Ei, atingimos o prazo!» - o prazo de outras pessoas, não o meu. Viajar à vontade, longe do olhar ou do alcance de alguém, é a felicidade. Eu tinha conquistado esta liberdade: como acabara um romance pouco tempo antes e estava cansado de passar um ano e meio sentado à secretária, queria sair de casa - e não apenas sair, mas ir para bem longe. «O meu objectivo ao fazer esta viagem maravilhosa não é iludir-me mas descobrir-me nos objectos que vejo», escreveu Goethe no seu Diário Italiano. «Sobretudo, nada é comparável à nova vida que uma pessoa reflexiva experimenta quando observa um novo país. Embora continue a ser sempre eu, acredito que fui modificado até à medula dos ossos.»" - Paul Theroux 

Sem comentários:

Enviar um comentário