sexta-feira, 2 de outubro de 2015




"Genuíno. Fui ver ao dicionário. Um dicionário de 1881. Nos actuais pode já não aparecer a palavra. As palavras desaparecem com os mundos. Genuíno. Adjectivo. Puro, próprio, natural, sem alteração ou mistura. As pessoas também são as palavras que usam.
Soube de ti antes de saber o que quer que fosse de ti. Num lugar um pouco antes das palavras. Vi-te antes de te ver. Eu ainda consigo recordar a beleza. Gosto de ti sem saber o que te digo. Vêm do fundo dos teus olhos as palavras que te escrevo. 
Assim. Porque sei que tu sabes tão bem quanto eu que há pessoas que dizem saber o nosso nome, falam de nós sem propósito, julgam ver e são cegas. E nós cada vez mais isolados no nosso querer ser quem somos, numa ânsia crescente de chegar ao outro lado, ao outro, à pessoa. Ninguém pertence a ninguém, não é verdade, minha menina de olhos limpos? O que nos vale é o futuro de onde vêm todas as coisas, más e boas. Amanhã é o nosso encontro marcado. E o amor é o que torna possível.
E depois, de quando em quando, cada vez mais raramente, acontecem coisas fabulosas. Nós a trocarmos a de chapéu como duas crianças que se conheceram no jardim vedado para sempre aos crescidos. Tu a dizeres-me: tu sabes o que é um ataque de pânico, não sabes? Eu a dizer-te: é preciso rezar de manhã e à noite, voltar a aprender as orações que os nossos avós nos ensinaram. Tu a dizeres: vou dar-te um lenço bordado para que nunca te esqueças de mim. E eu a dizer-te: és linda de todas as maneiras, de chapéu e sem chapéu, na tua alma. Sabes o que é isso? Eu não sei nada.
Creio que foi mesmo aí, mesmo agora, que nos encontrámos nesse lugar um pouco antes das palavras. Num súbito silêncio, sobre a relva esplendorosa, os nossos pés a chapinhar na água fria do lago. Eu amo lagos e tu amas lagos. Tu amas correr o risco de não alcançares o teu destino. Eu amo a tua ansiedade. Os teus olhos raiados de azul e verde. O brilho dos astros reflectido na tua face sem máscara. Amo-te antes de te amar e por isso o que nos une por não ter princípio não terá fim. As almas são imortais. É a única certeza." - Pedro Paixão  





Sem comentários:

Enviar um comentário