terça-feira, 3 de novembro de 2015



"O destino dos seres humanos é feito de momentos felizes - todos os temos ao longo da vida -, mas não de épocas felizes.
A felicidade é frágil e volátil porque apenas podemos senti-la em determinados momentos. De facto, se pudéssemos senti-la ininterruptamente perderia todo o seu valor, uma vez que apenas nos apercebemos dela por contraste. Depois de uma semana com o céu encoberto, um dia de sol parece-nos um milagre da Criação. Da mesma forma, sentimos a alegria mais radiante ao sairmos do poço da tristeza. As duas emoções complementam-se e necessitam uma da outra, porque nem a melancolia é eterna nem conseguiríamos suportar cem anos de felicidade.
Este é um dos factores de stresse na sociedade moderna: acreditarmos que temos a obrigação de sermos felizes a toda a hora e em qualquer lugar. A negação da tristeza faz disparar o recurso a antidepressivos e a terapias e o consumo excessivo de substâncias das quais não necessitamos. É como se não exibir um sorriso permanente fosse um motivo de vergonha." - Allan Percy 

Sem comentários:

Enviar um comentário