quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017




"(...)

- Jovem - disse Jones, enquanto afastava dos olhos uma madeixa de cabelo branco -, o que é que achavas se eu te dissesse que sim, que as tuas opções e decisões erradas tiveram um papel no facto de acabares aqui debaixo do cais, mas que, além disso, é precisamente aqui que deverias estar, para poderes vir a ter um futuro que, nesta altura, nem sequer consegues imaginar?

- Não entendo - respondi. - E se entendesse não me parece que acreditasse.

- Vais acreditar. Um dia vais acreditar. Confia em mim - respondeu Jones. E a sorrir acrescentou: - A verdade, filho, é que toda a gente parece interpretar de forma errada essa frase que me atiraste há bocado. Porque é que toda a gente pensa, quando se diz que «Deus põe uma pessoa, segundo o Seu coração, onde Ele quer que ela fique», que isso significa que Deus nos põe no cimo de uma montanha ou numa grande casa ou no primeiro lugar da fila?

»Pensa comigo... toda a gente quer estar no topo da montanha, mas, se pensares, o topo das montanhas é rochoso e frio. Nada cresce lá em cima. A vista é bela, é verdade, mas para que serve a vista? Uma paisagem só nos dá um vislumbre do nosso próximo destino... o nosso próximo objectivo. Mas, para alcançarmos esse objectivo, temos de descer a montanha, atravessar o vale e começar a trepar a encosta seguinte. É no vale que caminhamos penosamente pela erva viçosa e o solo fértil, aprendendo e transformando-nos na pessoa que conseguirá subir ao próximo pico da vida.

»Por isso, o meu argumento é que estás, exactamente, onde devias estar. - Fazendo uma concha o velho encheu as duas mãos com areia branca e deixou-a escapar-se por entre os dedos. - Pode parecer-te simples areia, filho, mas não há nada de menos verdadeiro. Digo-te que quando deitares a cabeça esta noite, estarás a dormir sobre solo fértil. Pensa. Aprende. Reza. Planeia. Sonha. Porque em breve... tornar-te-ás." - Andy Andrews

Sem comentários:

Enviar um comentário