sábado, 28 de março de 2015



"- Escolho sempre ser solidário e compreensivo. É esse o padrão pelo qual oriento a minha vida e isso funciona comigo. Mas, e isto é uma questão muito importante, ser solidário e compreensivo não é sinónimo de ser fraco. Um ser humano sábio consegue fundir a compaixão com a coragem.
 - Ah sim?
 - Sim. É esse o princípio pelo qual me oriento. Por vezes, as circunstâncias ditam que eu exprima o meu amor através da compaixão, e outras vezes pedem-me que o faça através da coragem. As pessoas caem no erro de achar que ser solidário significa que têm de ceder aos outros e deixá-los espezinharem-nas. Mas não é bem assim. Gosto demasiado de mim para deixar que isso aconteça. Se alguém pisa o risco comigo, eu chamo-lhe a atenção de uma maneira compreensiva, mas firme. Falo de uma maneira que não é ofensiva, mas aviso que não tenciono permitir que me tratem mal. E, assim, fundo a compaixão com a coragem. Nós é que ensinamos às pessoas como elas nos devem tratar.
 - De certeza?
 - Absoluta. Se alguém na tua vida te trata mal, sem o respeito que mereces, então posso garantir-te que, de alguma maneira, permitiste que ele o fizesse. Talvez da primeira vez em que ele foi grosseiro tu não tenhas definido os limites e não lhe tenhas dito que isso era inaceitável. E essa tua falha deu a entender a essa pessoa que pode safar-se impunemente com um comportamento pouco digno." - Robin Sharma

Sem comentários:

Enviar um comentário