quinta-feira, 8 de outubro de 2015



"Não leves nada a peito, ou sujeitas-te a sofrer em vão. Os seres humanos são viciados em sofrimento, aos mais variados níveis e graus e ajudam-se entre si para manter esse vício. Os seres humanos ajudam-se uns aos outros a sofrer. Se sentires necessidade de ser maltratado, será fácil seres maltratado pelos outros. Da mesma forma, se estiveres com pessoas que sentem necessidade de sofrer, algo te leva a maltratá-las. É como se tivessem um autocolante nas costas a dizer:"Por favor, batam-me". Procuram justificações para o seu sofrimento. O seu vício de sofrimento não passa de uma verdade diariamente reforçada. 
Em todo o lado, encontrarás pessoas que te mentem e quanto mais consciência tiveres disso, perceberás que também te mentes a ti próprio. Não esperes que te digam a verdade, porque toda a gente se mente a si própria. Tens de confiar em ti e acreditar ou não naquilo que te dizem os outros.
Quando vemos as pessoas tal como elas são, sem levar nada a peito, é impossível sentirmo-nos magoados pelo que dizem ou fazem. Mesmo que te mintam, não faz mal. As pessoas mentem porque têm medo. Têm medo que descubras que não são perfeitas. É doloroso deixar cair a máscara. Se as pessoas dizem uma coisa e fazem outra, estarás a mentir-te a ti próprio se não prestares atenção aos seus actos. Mas se fores verdadeiro contigo próprio, poupar-te-ás a muita dor emocional. Seres verdadeiro contigo mesmo pode fazer doer, mas não precisas de ficar preso à dor. A cura vem a caminho e é só uma questão de tempo até as coisas começarem a melhorar. 
Se uma pessoa não te trata com amor e respeito, será uma benção se ela se afastar de ti. Se essa pessoa não se afastar, seguramente passarás anos a sofrer com a sua presença. O afastamento pode ser inicialmente doloroso, mas o teu coração acabará por sarar. Depois, serás livre para fazeres o que quiseres. E chegarás à conclusão de que não é nos outros que tens de confiar para fazeres as melhores escolhas e sim em ti próprio. Ao consolidares o hábito de não levar nada a peito, evitarás muitos transtornos. Deixarás de ter sentimentos de raiva, ciúme e inveja, e até a tua tristeza deixarás de sentir, se não levares nada a peito." - Don Miguel Ruiz 

Sem comentários:

Enviar um comentário