domingo, 15 de novembro de 2015



"O Homem é antes de mais um animal que julga.
Cada opinião que emitimos - já para não falar dos preconceitos - é um filtro que colocamos entre nós e a realidade. Os budistas praticam a meditação para limpar a mente e desimpedir a visão do indivíduo sobre a vida. Vejamos um exercício clássico de iniciação:

1. Sente-se numa almofada firme com as costas direitas, na posição de lótus ou meio-lótus. As pessoas com problemas de coluna podem usar uma cadeira de costas direitas.
2. Semicerre os olhos - sem chegar a fechá-los - e ponhas as mãos no colo de maneira que os polegares se toquem, ou deixe as palmas das mãos pousarem ao de leve nos joelhos.
3. Concentre toda a sua atenção nas fossas nasais por onde o ar entra e sai muito lentamente. Se tiver dificuldade em concentrar-se, conte as inspirações e expirações em séries de dez, até chegar a cem. Sempre que se distrair, volte a contar desde o início. Quando for capaz de meditar durante quinze minutos sem perder a conta, é porque já não tem necessidade de contar.
4. O objectivo da meditação é limpar a mente. Sempre que lhe surgir um pensamento, imagine que este é uma nuvem à qual coloca a etiqueta «pensamento» e que deixa passar sem emitir nenhum juízo de valor. Os pensamentos não são bons nem maus - são nuvens que passam." - Allan Percy

Sem comentários:

Enviar um comentário