segunda-feira, 16 de novembro de 2015



"«Se soubesse o que sei hoje, teria agido de forma muito diferente!» Com certeza que já ouvimos esta frase inúmeras vezes. Normalmente as pessoas recorrem a ela quando acabam de aprender algo importante ou quando se sentem desenganadas porque acreditam que já é tarde.
No fundo, existe uma concepção errada «do tempo». Tarde é quando já não se pode fazer nada, quando algo está irremediavelmente perdido; no entanto, quando a proferimos na primeira pessoa ainda estamos vivos, esse momento é o presente e lembremo-nos de que o presente é tudo o que possuímos. 
Nunca é tarde para aprendermos algo.
Talvez tenhamos sido abandonados por uma pessoa querida, ou um grande amigo se tenha zangado connosco, ou nos tenhamos apercebido de que fomos enganados... mas em qualquer destes casos, aprendemos! E quando se aprende de verdade, produz-se um crescimento interior, às vezes doloroso, mas que constitui sempre um progresso. Temos o resto da vida para pôr em prática o que acabámos de aprender e isso é uma enorme conquista." - Maria Jesus Alava Reyes

Sem comentários:

Enviar um comentário