sábado, 6 de fevereiro de 2016



"Esta é a ideia secreta de toda a gente: «Não tenho nada.» O que é que não tem? E ninguém lhe disse que tem a beleza de todas as flores porque o homem é a maior flor ao cimo da Terra, o ser mais evoluído. Nenhuma ave consegue cantar a ária que você pode cantar. Os cantos das aves são meros ruídos, embora ainda assim sejam belos, porque saem da inocência. Você pode cantar canções muito melhores, de maior significado, de muito maior alcance. Contudo pergunta: «O que é que eu tenho?»
As árvores são verdes, lindas, as estrelas são lindas e os rios são lindos, mas já viu alguma coisa mais bela do que um rosto humano? Alguma vez na vida encontrou algo mais belo do que os olhos humanos? Em todo o mundo não há nada mais delicado do que os olhos humanos. Nenhuma rosa pode competir com isto, nenhuma flor de lótus pode competir com isto. E que profundidade! Contudo você quer saber: «O que tenho eu para oferecer com amor?» Deve ter vivido uma vida de autocondenação; deve ter estado a inferiorizar-se, sobrecarregando-se com sentimentos de culpa.
De facto, quando alguém o ama, você fica um bocadinho surpreendido. «O quê, a mim? Essa pessoa ama-me, a mim?» E na sua mente surge a ideia: «Só pode ser porque não me conhece. Quando vier a conhecer-me, quando vir através de mim, nunca mais me amará.» É por isso que os amantes se começam a esconder uns dos outros. Guardam muitas coisas para si próprios, não abrem os seus segredos por temerem que, no momento em que abrirem o seu coração, o amor fique condenado a desaparecer. Não podendo amar-se a si próprios, como poderão eles conceber que os outros os amem? 
O amor começa com o amor por si próprio. Não seja egoísta, encha-se de si próprio e estas são duas coisas diferentes. Não seja como Narciso, não fique obcecado por si próprio; mas um amor natural por si próprio é uma necessidade, é um fenómeno básico. Só então, a partir dele, poderá amar uma outra pessoa.
Aceite-se, ame-se! Nunca outra pessoa foi igual a si e nunca mais ninguém será igual a si. Você é simplesmente único, incomparável. Aceite isto, ame isto, celebre isto e nessa mesma celebração começará a ver a qualidade de ser único e a incomparável beleza dos outros. O amor é possível apenas quando há uma profunda aceitação de si próprio, do outro, do mundo. A aceitação cria o meio em que o amor cresce, o solo em que o amor floresce." - Osho

Sem comentários:

Enviar um comentário