sábado, 25 de março de 2017




"Tem de aprender a lidar com a complacência. Você conhece pessoas, celebridades ou atletas, que atingem o topo e depois param. Começam a sentir-se confortáveis e perdem o que as levou até ali.

O conforto pode ser uma das nossas emoções mais desastrosas. O que é que acontece quando uma pessoa se sente demasiado confortável? Deixa de crescer, deixa de trabalhar, deixa de criar valor acrescentado. Você não quer ficar demasiado confortável. Se se sentir realmente confortável, o mais provável é que tenha parado de crescer. O que é que Bob Dylan disse? «Aquele que não está ocupado a nascer está ocupado a morrer.» Você ou está a escalar ou a escorregar. Perguntaram certa vez a Ray Kroc, o fundador do McDonald´s, que conselho é que daria a alguém para garantir um longo sucesso para a toda a vida. Ele disse para as pessoas se recordarem simplesmente disto: quando somos verdes, crescemos; quando amadurecemos, apodrecemos. Desde que permaneçamos verdes, crescemos. Podemos pegar em qualquer experiência e transformá-la numa oportunidade para crescer ou podemos pegar na mesma experiência e transformá-la num convite à decadência. Você pode encarar a reforma como o início de uma vida mais rica ou como o fim da sua vida de trabalho. Pode ver o sucesso como um trampolim para coisas maiores ou pode vê-lo como um local de repouso. E se for um local de repouso, o mais provável é que não o mantenha por muito tempo. 

Um certo tipo de complacência provém da comparação. Eu costumava pensar que estava a dar-me bem porque me estava a dar bem em comparação com as pessoas que conhecia. Esse é um dos maiores erros que você pode cometer. Talvez isso apenas signifique que os seus amigos não se estão a dar muito bem. Aprenda a julgar-se pelos seus objectivos em vez de pelos objectivos dos seus pares. Porquê? Porque é sempre possível encontrar pessoas que justifiquem o que está a fazer. 

Importe-se com o que você é capaz de fazer. Importe-se com o que você cria e com o que quer fazer. Trabalhe a partir de um conjunto de objectivos dinâmicos, em evolução e habilitadores que o ajudarão a fazer o que quer, não o que outra pessoa fez. Haverá sempre alguém que tem mais do que você. Haverá sempre alguém que tem menos. Nada disso interessa. Você precisa de se julgar a si próprio pelos seus objectivos e nada mais. 

Rolling Thunder, o sábio índio, utilizava frequentemente a seguinte frase: «Fala apenas com um bom propósito.» Lembre-se de que aquilo que colocamos cá para fora nos é devolvido. Por isso, o desafio que lhe coloco é que se mantenha longe do lixo da vida." - Anthony Robbins

Sem comentários:

Enviar um comentário