segunda-feira, 17 de abril de 2017





"Encarar a vida com seriedade não implica estar sempre a meditar como se vivêssemos nas montanhas dos Himalaias ou no Tibete de outros tempos. No mundo moderno, temos de trabalhar e ganhar a vida, mas não nos podemos emaranhar numa existência das nove às cinco, onde vivemos sem qualquer noção do significado mais profundo da vida. O nosso desígnio é alcançar um equilíbrio, encontrar um meio-termo, aprender a não nos sobrecarregarmos com actividades e preocupações supérfluas, mas a simplificarmos cada  vez mais a nossa vida. A chave para encontrar um equilíbrio feliz na vida moderna é a simplicidade.

No budismo, isto é o que significa precisamente a disciplina. Em tibetano, o termo usado para disciplina é tsul trim. Tsul significa «apropriado ou justo» e trim significa «regra» ou «caminho». Assim sendo, a disciplina é fazer o que é apropriado ou justo; ou seja, numa época excessivamente complicada, devemos simplificar a nossa vida.

A paz de espírito surge a partir disto. Terá mais tempo para se dedicar à espiritualidade e também o conhecimento que só a verdade espiritual consegue proporcionar, ajudando-o a enfrentar a morte.

O que quer que tenhamos feito da nossa vida torna-nos aquilo que somos quando morremos. E tudo, absolutamente tudo, conta." - Sogyal Rinpoche

Sem comentários:

Enviar um comentário