segunda-feira, 24 de julho de 2017





"A mente humana não se satisfaz somente através do mundo sensorial.

O apego emocional surge ao experienciarmos sensações agradáveis, e é quando estas desvanecem que aparece o desejo: o desejo de voltar a senti-las. A aversão surge quando sentimos algo desagradável: automaticamente percebemos que não gostamos e queremos livrar-nos das sensações desagradáveis que, uma vez mais, perturbam a nossa paz de espírito. E a ignorância surge quando nos sentimos indiferentes ou aborrecidos: ignoramos o que se passa à nossa volta e não queremos ver a realidade.

Este tipo de mente caracterizada pelo apego, pela aversão e pela ignorância tem como natureza o descontentamento.

Quando era criança, talvez adorasse e desejasse comer gelado, chocolate e bolo e pensasse: «Quando for grande, vou comer todos os gelados, chocolates e bolos que me apetecer e, aí sim, serei feliz!» Agora pode comer todos os gelados, chocolates e bolos que quiser, mas continua a não se sentir satisfeito. Por isso, e já que nada disso o deixa feliz, decide comprar um carro, uma casa, uma televisão, decide arranjar um marido ou uma mulher, ter filhos e um emprego, e só então se sentirá feliz. Agora já tem tudo o que desejava, mas o seu carro é um problema, a sua casa é um problema, o seu marido ou a sua mulher é um problema, os seus filhos são um problema. Então apercebe-se: «Ah! A satisfação não é isto»

Portanto, vai à procura de uma cura para esse descontentamento.

Contudo, apesar de a medicina moderna ser claramente capaz de atenuar os males físicos, jamais conseguirá curar as mentes descontentes e indisciplinadas. Nenhum tipo de medicina é capaz de gerar um sentimento de satisfação. E mais: não conseguirá fugir aos seus problemas, nem que vá para a Lua." - Lama Thubten Yeshe

Sem comentários:

Enviar um comentário