quinta-feira, 13 de julho de 2017





"Muitos homens procuram o prazer a uma velocidade tão desmedida que acabam por lhe passar ao lado."

Soren Kierkegaard

"Parece ser uma característica dos jovens levarem a vida numa tal correria que acabam por perder as melhores partes. Mas, na parte que me toca, também arrastei fervorosamente essa característica juvenil para a idade adulta. Ainda hoje tenho de fazer um esforço para não passar a correr ao lado daquilo que me dá prazer. (Tenho de repetir frequentemente este conselho para mim mesmo durante as refeições: a minha tendência é comer excessivamente depressa, sem saborear os alimentos e, consequentemente, sem qualquer prazer.)

Os executivos afiguram-se particularmente propensos a esta tendência, de acordo com a minha observação. Deve decorrer da própria natureza da concretização dos negócios, competitiva e rápida, e do facto de ser o vencedor - o mais bem sucedido nessa área - aquele que recebe o prémio do sucesso financeiro.

Muitos "trepadores" bem sucedidos na escala empresarial, mais tarde vêem-se a si próprios como aqueles que estavam tão concentrados, tão diligentes, tão esforçados, procurando subir os degraus numa correria tão desenfreada, que nem repararam num elemento fundamental para a sua procura: a escada estava encostada à parede errada!

Só quando atingem o topo é que se apercebem. Um exemplo: "Oops! Sou um executivo de topo, mas o que realmente gostava era de ser escritor!" Quando olham para trás, reconhecem o que deixaram de lado, nessa corrida: a professora do liceu que os encorajou a escrever, o prémio ganho na faculdade por um trabalho de composição, o desejo de escrever um romance - todos esquecidos e rapidamente postos de parte.

Os momentos em que não fazemos nada, de devaneio, de despertar para os nossos verdadeiros anseios e paixões, levam-nos a descobrir e a reconhecer aquilo que nos dá prazer.

Nunca é tarde para encontrar outra parede ou subir por uma escada diferente." - David Kundtz

Sem comentários:

Enviar um comentário