sexta-feira, 14 de julho de 2017





"No percurso da nossa vida, chegamos inúmeras vezes a pontos mortos, becos sem saída, situações até às quais fomos conduzidos por um erro tão importante que cometemos que não é passível de ser corrigido. É nesses momentos que nos devemos recordar da decisão de recomeçar.

Há mil anos, Heráclito afirmou numa só frase que representa a inapelável verdade do óbvio: «Ninguém toma banho duas vezes no mesmo rio.»

Começar «de novo» e não outra vez, aproveitando do percurso anteriormente realizado aquilo que aprendemos, permite-nos descobrir os novos erros do novo caminho que traçámos. 

Este passo chama-se «Recomeçar», não no sentido de fazer o mesmo outra vez, mas na acepção de regressar ao início, de retroceder, de caminhar para trás até ao local onde nos enganámos durante o nosso trajecto ou ao local onde o caminho termina.

Regressar a um local onde já estivemos, sabendo de antemão que a situação já não será a mesma e que o meio envolvente também será diferente.

Regressar com a consciência de que, mesmo que tudo tenha mudado, eu serei o mesmo e, paradoxalmente, com a consciência de que, na realidade, nem eu serei exactamente aquilo que era." - Jorge Bucay

Sem comentários:

Enviar um comentário