terça-feira, 18 de julho de 2017





"Uma das dádivas que nos trazem os momentos de calma é a disponibilidade de receber o que nos é oferecido. Mas essa disponibilidade vem de braço dado com a vulnerabilidade! As coisas são mesmo assim, quando você se mostra aberto, encontra-se simultaneamente numa posição vulnerável. Não perderá as maravilhas que são postas à sua disposição, mas poderá igualmente acabar magoado ou esmagado. É um risco!

Eis uma experiência recente de um amigo meu: tinha acabado de se sentar no lugar que lhe fora destinado, junto ao corredor, na parte posterior de um avião apinhado de gente, e estava a arrumar as suas coisas, quando outro passageiro o abordou, dizendo-lhe:

- Você está no meu lugar, tem de sair daí!

Ele verificou o bilhete e constatou que se encontrava, de facto, na cadeira certa.

O homem pelo seu lado,  apresentou um bilhete exactamente com o mesmo número de lugar enquanto exclamava a alto e bom som:

- Bom, você tem de mudar para outro sítio qualquer! Este é sempre o meu lugar, e por isso vou-me sentar aqui e é já!

Todos os olhos e ouvidos estavam dirigidos para o que se estava a transformar numa pequena cena.

O meu amigo, nesse momento já de pé, considerou as suas opções. Quando a hospedeira se aproximou, disse-lhe:

- Se este homem se quer sentar aqui, tudo bem. Posso sentar-me noutro sítio qualquer!

Triunfante, o homem sentou-se imediatamente, enquanto a hospedeira - elevando ligeiramente a voz - disse-lhe:

- Muito obrigada. Há um lugar livre na primeira classe, por favor acompanhe-me.

O meu amigo seguiu o seu desejo de ser cooperante e pacífico, e correu o risco de ser visto como o perdedor durante a discussão." - David Kundtz

Sem comentários:

Enviar um comentário