terça-feira, 14 de novembro de 2017





"Sei que haverá momentos em que te vais sentir magoado. Mesmo agora, quando as coisas não correm como queres, sentes uma terrível dor emocional. Mas espero que não te culpes a ti, nem a ninguém, por causa dessa dor. E, por estranho que pareça, também espero que não dês ouvidos às pessoas que te tentam distrair do que sentes ou que te mostram formas de resolver a situação. Porque, se te esforçares em demasia para te livrares da dor, vais apenas demorar mais tempo a recuperar!

É inevitável que a dor esteja relacionada com o suspirar pelo dia de ontem - o que tínhamos antes, como costumava ser. Mas, quando a dor não desaparece rapidamente, nós criticamo-nos por não a ultrapassarmos, por não sermos suficientemente fortes ou até por termos sido vulneráveis, logo à partida. 

Não é assim que curamos as feridas. Elas não obedecem aos nossos desejos. A cura acontece de uma forma e no momento próprio.

A maneira como uma ferida cicatriza é um milagre. Curam-se a si mesmas, inevitavelmente. Tudo o que temos a fazer é não permitir que os nossos egos famintos exijam que a dor se vá embora em determinado dia e hora. Temos de ter fé de que a dor vai passar. Afinal de contas, a dor é uma emoção e nenhuma emoção se mantém para sempre.

Tu vais encontrar muitas pessoas bem intencionadas que julgam conhecer formas de tu sarares mais depressa e sentires menos sofrimento. Elas poderão fazer questão de te apresentar essas soluções e até insistir em coisas que 'tens de fazer'. Na verdade, elas querem o teu bem e, a maioria, irá fazê-lo por altruísmo. Mas, antes de acatares os conselhos delas, lembra-te de que o corpo já tem tudo o que uma ferida precisa para cicratizar. O oxigénio, o sangue, os nutrientes estão todos lá, preparados para começar a trabalhar. E, no momento em que és ferido, começa a cicratização. 

Com as feridas emocionais passa-se o mesmo. Por vezes, estas feridas não cicratizam porque a mente se envolve demasiado e diz coisas como "Se eu fizesse isto, ia sentir-me melhor!" ou "Talvez eu pudesse fazer aquilo para reparar os estragos" ou "Eu estou a sofrer por causa do que outra pessoa fez e, quando tratarem disso, vou sentir-me melhor".

Toda esta conversa da mente apenas interfere com o processo natural de cura. Quando te sentes magoado, tens dentro de ti próprio tudo aquilo de que precisas para reparar os estragos. Queres compaixão, compreensão e carinho para cicatrizares. Mas, acima de tudo, precisas de tempo.

Quando estou num túnel escuro, quero estar com as pessoas que me amam o suficiente para se sentarem ao meu lado na escuridão, e não que elas fiquem lá fora, a gritar para eu sair. Creio que é isso que todos queremos. 

Quando estiveres magoado, aproxima-te das pessoas que te amam e que aceitam o teu sofrimento, sem fazerem juízos de valor ou darem conselhos. À medida que o tempo passa, vais olhar menos para o que tinhas ontem e desfrutar mais do que tens hoje." - Daniel Gottlieb

Sem comentários:

Enviar um comentário