sexta-feira, 20 de março de 2015



"- (...) Olha, uma citação ainda melhor, do filósofo empresarial Peter Koestenbaum: «Algumas pessoas são mais talentosas do que outras. Algumas pessoas são educacionalmente mais privilegiadas do que outras. Mas todos temos a capacidade de ser grandiosos. Essa grandiosidade advém de reconhecermos que o nosso potencial é limitado apenas pelas escolhas que fazemos e pela maneira como usamos a nossa liberdade; advém também do quão resolutos somos e do quão persistentes nos mostramos. Ou seja, da nossa postura. Todos somos livres de escolher a nossa postura.»
Temos de perguntar constantemente a nós mesmos: «O que estou a fazer neste instante é a melhor forma de utilizar o meu tempo e os meus dons?» Todos os instantes das nossas vidas são, de certo modo, momentos de verdade. Com base nas escolhas que fazes a cada instante, ou cresces enquanto ser humano, ou mirras. Quem tu és, neste momento, é apenas a soma total das escolhas que fizeste desde o dia que nasceste até hoje. Através das tuas escolhas, determinarás verdadeiramente o teu destino.
 - Que afirmação tão poderosa.
 - As escolhas que determinaram os pensamentos que costumam passar pela tua cabeça, as pessoas de que te rodeaste, os livros que leste e as acções que praticaste moldaram-te e definiram a tua vida. Criaste a vida que vês diante dos teus olhos. Mais ninguém o fez por ti.
 - Concordo. E tenho de assumir plena responsabilidade por isso. Lembra-me o que Rudyard Kipling escreveu: «Temos quarenta milhões de razões para o fracasso, mas nem uma só desculpa.»
 - Excelente frase. Ao negares qualquer responsabilidade pela tua vida, culpando os outros, estás a entregar o teu poder a essas pessoas, como já deves ter percebido. Ao culpares as coisas que te aconteceram no passado ou as coisas de que não gostas no presente, estás a dar poder a esses acontecimentos. Porque, quando culpas outras pessoas e coisas pelo estado da tua vida, no fundo estás a dizer que elas moldaram o teu destino e que são a causa das tuas actuais condições. E não é isso que acontece." - Robin Sharma

Sem comentários:

Enviar um comentário