quarta-feira, 10 de junho de 2015



"A tua vida não passa de um sonho. Vives numa fantasia em que tudo o que sabes sobre ti só é válido para ti. A tua verdade não é verdade para os outros, e isso inclui os teus próprios filhos e os teus próprios pais. Pensa, por exemplo, naquilo que acreditas sobre ti próprio e no que a tua mãe acredita. Ela pode dizer que te conhece muito bem, mas na realidade não faz ideia de quem tu és. Sabes bem que é assim. Podes pensar que conheces muito bem a tua mãe, mas na realidade não fazes ideia de quem ela é. Ela tem imensas fantasias que nunca contou a ninguém. Não fazes ideia do que se passa na cabeça dela. Se analisares a tua própria vida, tentando lembrar-te do que fizeste quando tinhas onze ou doze anos, mal conseguirás recuperar mais de 5%. É claro que te recordarás das coisas mais importantes, como o teu nome, porque o estás sempre a repetir. Mas, por vezes, esqueces-te do nome dos teus próprios filhos ou amigos. Isso acontece porque a vida é feita de sonhos - inúmeros pequenos sonhos que mudam constantemente. Se nos esquecemos das coisas com tanta facilidade, é porque os sonhos tendem a dissolver-se. 
Todos os seres humanos têm um sonho para a sua vida e esse sonho é completamente diferente do sonho dos outros. Os nossos sonhos dependem das nossas crenças e mudam consoante os nossos julgamentos e a forma como nos vitimizamos. É por isso que não existem duas pessoas com sonhos iguais. Numa relação, por mais que tentemos fingir ser iguais, pensar, sentir e sonhar o mesmo, isso é impossível. São dois sonhadores com dois sonhos. Cada qual sonha à sua maneira. É por essa razão que devemos aceitar as diferenças entre dois sonhadores; temos que respeitar os sonhos uns dos outros.
Podemos ter milhares de relacionamentos ao mesmo tempo, mas cada um deles ocorre entre duas pessoas e não mais do que duas. Mantenho uma relação com cada um dos meus amigos que é só entre nós dois. 
Mantenho uma relação totalmente diferente com cada um dos meus filhos. É pela maneira de sonhar de cada um que criamos a direcção desse sonho a que chamamos relação com outra pessoa. Todas as nossa relações - com a nossa mãe, o nosso pai, os nossos irmãos, irmãs e amigos - são únicas, porque sonhamos um pequeno sonho juntos. Todas as relações se tornam um ser vivo feito por dois sonhadores." - Don Miguel Ruiz

Sem comentários:

Enviar um comentário