sexta-feira, 17 de fevereiro de 2017




"Quando um colaborador continua a entornar café em todo o lado, um filho molha a cama todas as noites ou o cônjugue nos critica constantemente, não percebemos o que está a acontecer. As coisas tornam-se confusas e muitas vezes reagimos de formas que mais tarde lamentamos. Os nativos americanos diziam que só podemos julgar alguém depois de caminhar uma milha nos seus sapatos. Ao compreender melhor os outros, tornamo-nos mais compassivos e atenciosos na ajuda que lhes podemos dar em qualquer assunto. Dessa forma, alcançamos muito mais resultados do que fofocando com os colegas de trabalho. 

Preste muita atenção. Uma coisa é procurar compreender outra pessoa e os seus problemas (enquanto reconhece os seus) e ajudá-la a descobri-los por si própria e outra, totalmente diferente, é despejar numa audiência curiosa os detalhes pessoais das atitudes de fulano tal. Dizer francamente ao seu superior que os seus hábitos de menosprezar os outros são apenas uma máscara para esconder as suas próprias fraquezas patéticas não vai arranjar-lhe amigos nem produzir outro resultado que não o seu próprio despedimento! Nunca exponha as «coisas» dos outros, a não ser que peçam expressamente a sua opinião e, mesmo aí, faça-o com compaixão e cuidado." - Ann Gadd

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