sexta-feira, 3 de março de 2017




"A felicidade é um como, não um quê; um talento, não um objecto.

Temos tendência para confundir a felicidade com um bem de consumo, quando ela não é uma coisa que se possa fabricar ou comprar. É basicamente a consequência de uma vida coerente e focada no que somos, não no que pretendemos ser.

A felicidade são momentos de compreensão profunda, de felicidade por estar vivo, de recompensa pelo nosso esforço na direcção adequada.

O problema é que, num mundo como o nosso, dominado pela velocidade, pela resposta imediata e o zapping, pretendemos conseguir essa recompensa imediatamente. E isso é impossível.

Pascal Bruckner comenta no seu livro A Euforia Perpétua que criámos uma sociedade em que «agora temos direito a tudo, menos a conformar-nos com qualquer coisa». 

Queremos sempre mais, sempre melhor e queremo-lo já. É uma atitude infantil, desenvolvida pela dependência do imediato. Se alguma coisa não funciona, deitamo-la fora e compramos outra nova, sejam electrodomésticos ou relações de casal.

Uma vida com rumo próprio e sentido, permite-nos aproximar desse estado de equilíbrio a que podemos chamar felicidade. John F. Kennedy disse que «a felicidade não se encontra no fim do caminho, mas sim ao longo dele». 

A nossa trajectória, porém, às vezes, fica torcida devido à mudança das circunstâncias. Um despedimento laboral, um problema de saúde, a perda de um ser amado fazem soçobrar a nossa vida e afastam-nos do doce navegar. Mas os marinheiros experimentados sabem que a seguir à tempestade vem a bonança e a esta uma nova tempestade. Na montanha russa da vida é tão natural estar em cima como em baixo.

E, para acabar, uma frase de Tolstoi: « O segredo da felicidade não está em fazer sempre o que se quer, mas sim em querer sempre o que se faz.» Pormos a nossa alma no que fazemos, sermos conscientes e empenharmo-nos em cada um dos actos que realizamos, é a maneira de cultivar e de fertilizar o terreno onde deve crescer a felicidade." - Allan Percy

Sem comentários:

Enviar um comentário