sábado, 22 de julho de 2017





"O segredo para se ter uma mente excepcional, para viver com uma paixão eléctrica do primeiro ao último minuto, é a inteligência emocional, isto é, saber utilizar a gasolina que faz mexer as paixões da vida: desfrutar de tudo o que fazemos, aprender, amar, brincar, produzir arte e, sobretudo, não perder tempo com queixumes.

Ser inteligente no plano emocional é ter a clara noção - o mais clara possível - de quais são as qualidades que realmente tornam a vida emocionante e quais são os falsos atributos, ou as «qualidades falsas», como as costumo designar. E não perder tempo com as últimas.

Que qualidades falsas são essas que, como a gasolina adulterada, acabam por avariar o motor da nossa vida? Nelas se incluem a beleza física, a inteligência, a elegância, a eloquência... São qualidades falsas porque, se numa primeira instância alimentam o ego, a isso se segue um vazio. São atributos que permitem acumular coisas que mais tarde terão de ser amontoadas em arrecadações inúteis. Que suscitam a admiração dos imprudentes e dos imaturos. Mas que não nos trazem felicidade.

Digamo-lo alto e bom som: a beleza física, as habilidades, a riqueza, a inteligência... são atributos que não servem para quase nada!

E, por outro lado, quais são as virtudes que realmente nos permitem crescer, tornarmo-nos mais fortes e desfrutar cada vez mais da vida? A arte, o amor, a amizade, a tolerância à frustração, a própria inteligência emocional, a perseverança... estas qualidades atraem pessoas fortes e saudáveis, que partilham, acrescentam e tornam a nossa vida verdadeiramente melhor." - Rafael Santandreu

Sem comentários:

Enviar um comentário