sábado, 2 de setembro de 2017





"Tire o máximo partido de cada sentido; enalteça qualquer prazer e cada beleza que o mundo lhe revelar..."

Helen Keller


"Enalteça qualquer prazer" do mundo. Esta é uma mensagem que não temos ocasião de ouvir com muita frequência, ou, para ser mais rigoroso, que não se ouve muitas vezes num contexto verdadeiro, íntegro e isento de sentimentos de culpa. Helen Keller, escritora e conferencista americana, surda-muda de nascença, apresenta-a neste contexto. "Tire o máximo partido de cada sentido." Cada dia pode transformar-se numa festa:

Observe as formas e cores. As árvores. O céu em qualquer ocasião do dia ou da noite. A forma de um edifício. A cor dos olhos de uma criança. O quadro pendurado na parede. O seu reflexo no espelho. Os seus olhos, tal como os músculos de um atleta, vão-se desenvolvendo com o treino. 

Escute os sons que o rodeiam. Um comboio rápido. O chilrear dos pássaros. O tap-tap-tap do teclado do seu computador. Música. As palavras dos seus entes queridos: "Mãe, cheguei!" ou "Olá, querido, como foi o teu dia?" ou "Tive tantas saudades tuas!". Para dar maior realce ao que escuta, feche os olhos durante alguns instantes.

Sinta as texturas do mundo. O toque do tecido da sua roupa. O corrimão onde apoia a mão para subir as escadas de um edifício. A energia erótica do toque do seu amante. A pele é o órgão mais extenso do corpo. Procure observar o que sente em toda a sua superfície em distintos momentos. 

Experimente os sabores do mundo. Quando mastiga um bolinho. O sabor de um selo do correio. Quando bebe um gole de sumo de laranja fresco, logo pela manhã. Saborear também tem a vantagem de fazer com que você não coma tão depressa.

Sinta o aroma da vida. Ao passar junto a girassóis ou jasmins. O seu perfume ou after-shave. O de outras pessoas. Ao entrar numa casa antiga. Uma fragrância que lhe recorda algo que se passou há muito tempo e num lugar distante. Especialmente quando recordar alguma coisa, preste atenção ao cheiro." - David Kundtz

Sem comentários:

Enviar um comentário